O novo paradigma da eficiência na saúde


O paradigma de uma empresa automóvel também pode ser utilizado na Saúde. O LEAN é um novo paradigma que tem como objectivo aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios. Apesar de ter começado a ser utilizado na indústria automóvel, foi adaptada ao sector da Saúde. O Kaizen Institute é um dos promotores deste novo paradigma e tem implementado ferramentas em mais de 30 países, incluindo Portugal.

No passado dia 13 de Abril, o Fórum Hospital do Futuro organizou o Fórum Melhoria Contínua na Saúde, onde estiveram presentes o Instituto Kaizen e vários exemplos de Boas Práticas portuguesas em unidades de saúde que implementaram ferramentas Kaizen LEAN.

Mas o que são exactamente estas ferramentas? O seu objectivo é apoiar «as empresas e organizações no processo de redução de custos, actuando na eliminação de desperdício e estando orientado para a criação de valor», de acordo com o Founder e Chairman do Kaizen Institute, Masaaki Imai. Com estas ferramentas, as unidades de saúde conseguem alcançar vários objectivos: aumento de produtividade, aumento de qualidade, redução de stocks, motivação dos colaboradores, maior flexibilidade, custos reduzidos e um rápido retorno do investimento.

O Fórum Melhoria Contínua na Saúde contou com a apresentação de vários Casos Práticos em unidades de saúde portuguesas, como em laboratórios, clínicas, serviços de ambulatório, consulta externa, bloco operatório e logística.

Veja a Reportagem no Hospital do Futuro TV

Exibições: 65

Tags: Futuro, Hospital, Kaizen, do, fórum, saúde

Comentar

Você precisa ser um membro de Hospital do Futuro para adicionar comentários!

Entrar em Hospital do Futuro

Dr Albino Aroso - Um homem fora do seu tempo

Já disponíveis as fotografias do evento de homenagem e lançamento de biografia : aqui

DE INTERESSE

 

 

NOTICIAS

Exibir todas »

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Bem vindos ao Fórum Hospital do Futuro!

Quer colocar o nosso canal de web TV no seu blog ou site? Daremos cobertura especial aos seus conteúdos e eventos Contacte-nos para mais informações.