O novo paradigma da eficiência na saúde


O paradigma de uma empresa automóvel também pode ser utilizado na Saúde. O LEAN é um novo paradigma que tem como objectivo aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios. Apesar de ter começado a ser utilizado na indústria automóvel, foi adaptada ao sector da Saúde. O Kaizen Institute é um dos promotores deste novo paradigma e tem implementado ferramentas em mais de 30 países, incluindo Portugal.

No passado dia 13 de Abril, o Fórum Hospital do Futuro organizou o Fórum Melhoria Contínua na Saúde, onde estiveram presentes o Instituto Kaizen e vários exemplos de Boas Práticas portuguesas em unidades de saúde que implementaram ferramentas Kaizen LEAN.

Mas o que são exactamente estas ferramentas? O seu objectivo é apoiar «as empresas e organizações no processo de redução de custos, actuando na eliminação de desperdício e estando orientado para a criação de valor», de acordo com o Founder e Chairman do Kaizen Institute, Masaaki Imai. Com estas ferramentas, as unidades de saúde conseguem alcançar vários objectivos: aumento de produtividade, aumento de qualidade, redução de stocks, motivação dos colaboradores, maior flexibilidade, custos reduzidos e um rápido retorno do investimento.

O Fórum Melhoria Contínua na Saúde contou com a apresentação de vários Casos Práticos em unidades de saúde portuguesas, como em laboratórios, clínicas, serviços de ambulatório, consulta externa, bloco operatório e logística.

Veja a Reportagem no Hospital do Futuro TV

Exibições: 62

Tags: Futuro, Hospital, Kaizen, do, fórum, saúde

Comentar

Você precisa ser um membro de Hospital do Futuro para adicionar comentários!

Entrar em Hospital do Futuro

Em euros

Em reais

"O Fórum Hospital do Futuro não tem fins lucrativos. Se gosta dos conteúdos que apresentamos por favor envie-nos um donativo. A sua ajuda é bem vinda e necessária"

NOTICIAS

Exibir todas »

Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Bem vindos ao Fórum Hospital do Futuro!

Quer colocar o nosso canal de web TV no seu blog ou site? Daremos cobertura especial aos seus conteúdos e eventos Contacte-nos para mais informações.