Melhor higiene, melhor alimentação, melhor prevenção, melhores cuidados médicos: a esperança de vida nas sociedades desenvolvidas não pára de optimizar-se. É-nos prometida a idade dos patriarcas e numerosos são aqueles que já a atingiram. Como negociar esse quarto tempo de vida e fazer com que se desenrole nas melhores condições (físicas e, ainda mais, psíquicas) possíveis? Eis o que nos diz respeito a todos, aos nossos idosos ou a nós, amanhã. E existem já respostas.

Sendo bem subjectiva a percepção da velhice, é impossível saber em que momento se entra na «idade avançada». Contudo, arbitrariamente, pode decidir-se que é quando se depende da instituição geriátrica, ou seja, em média, em França, por volta dos 85 anos, a idade em que as «preocupações de saúde», embora se devam ao envelhecimento (um processo natural muito complexo e multifactorial), têm, com efeito, consequências mais duras.

Perante perdas múltiplas:

Perder a integridade corporal, perder a saúde, perder a sua autonomia, a última parte da vida é acompanhada de uma sucessão de perdas e separações. A aparência física transforma-se. O corpo, que pôde ser lugar de prazer e troca, revela-se frágil e doloroso, tornando-se o objecto de todas as preocupações: tal «investimento» disfarça mal a dificuldade sentida perante uma degradação corporal que progride com o avanço da idade. Então, é preciso tudo fazer para que a pessoa idosa não se «torne a fechar» sobre si mesma, não se isole. O «relacional» e o «afectivo» são os primeiros motores de um bom funcionamento cerebral. São essenciais à qualidade de vida, representando, sem dúvida, a melhor prevenção contra as demências, cujas frequência e incidência são cada vez mais importantes com o prolongamento da duração de vida. Tendo as demências consequências directas sobre a percepção do mundo circundante, necessitam sempre de tratamento médico, psicológico e social, e nalguns casos, um acompanhamento pelos familiares.

Fonte: Dicionário Enciclopédico da Psicologia (2008). Lisboa: Texto & Grafia, Lda

Exibições: 45

Comentar

Você precisa ser um membro de Hospital do Futuro para adicionar comentários!

Entrar em Hospital do Futuro

Eventos

Membros

DE INTERESSE

 

 

NOTICIAS

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Bem vindos ao Fórum Hospital do Futuro!

Quer colocar o nosso canal de web TV no seu blog ou site? Daremos cobertura especial aos seus conteúdos e eventos Contacte-nos para mais informações.

© 2017   Criado por Fórum Hospital do Futuro.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço